quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Dicas gastronomicas

Não lembro se já contei, mas se contei, vai de novo. Aqui no meu cantinho tem um microondas, uma geladeirinha, uma pequena cozinha conjugada e um forninho, que tem duas bocas (daquelas de chapa elétrica) em cima. Não dá para fazer nenhum manjar, mas me viro com umas comidinhas básicas.
Depois de comer só sopa e comida pronta todos os dias em que fiquei doente, resolvi fazer uma comida decente, pra variar. Fui no supermercado, comprei brócolis, tomatinhos cereja, batatas, um molho de pimenta e dois grandes filés de bacalhau fresco - que aqui custa o mesmo que qualquer outro peixe, realmente é fresco e é mais barato que no Brasil.
O princípio eu aprendi com a Simone, um dia que comemos bacalhau na casa dela, mas eu fui basicamente inventando enquanto fazia.
Primeiro fiz um arroz, já que o bacalhau, mesmo fresco, é um pouco forte. Então o arroz serve de suporte para o prato como também para contrabalancear o sabor. A batata, é bom assar um pouco primeiro também, já que demora mais.
Depois esquentei bastante azeite extra-virgem (lembram que eu disse que azeite é barato aqui? Uso pra cozinhar mesmo) e coloquei os filés e alho picadinho para fritar. Dourar, na verdade - usei fogo médio no começo e depois fui abaixando a temperatura. Temperei com sal, pimenta do reino e pimenta caribenha (ah, os temperos daqui...). Quando começa a ficar douradinho, vira o peixe. Não faz mal se despedaça, é pra acontecer isso mesmo.
Quando estiver mais despedaçado, acrescento o brócolis meio picado, a batata (e o que mais você achar bom, só tomando cuidado para calcular o que demora mais para cozinhar, para colocar antes). Mexe tudo, e tempera com salsinha - ou orégano, se não tiver salsinha. Deixa em fogo baixo cozinhando.
Quando achar que está ficando bom, coloca os tomatinhos cereja por uns minutinhos, apenas o suficiente para eles ficarem molinhos e quentes, mas não estourarem.
Sirva por cima do arroz, acerte o sal, se quiser coloque queijo ralado por cima, mais uns filetinhos de azeite, e pronto!
Ficou delicioso!
Como no Brasil bacalhau fresco não é algo fácil de se achar, nem barato de se comprar, acho que um peixe branco tipo pescada pode ser um substituto razoável.
Um bom vinho, baratinho aqui, para acompanhar, não faz mal nenhum também...

2 comentários:

Anônimo disse...

Chris Oliver! :-)

Anônimo disse...

E o bacalhau daí também é sem cabeça?
abraços!
Renato (chaplin)