Uma das coisas que me dá mais tristeza nessa crise toda, além das razões elencadas por todos, é de outra ordem, ainda que relacionda a estas.
Estava ouvindo o Mainardi falando que o PT iria acabar, ninguém sentiria falta nem teria sentimentos nostálgicos, que seria lembrado como o PRN do Lula e acabaria como uma nota da história mais ou menos como aconteceu com a ARENA. Dizia ainda que ia tarde, por que tudo o que o PT tocou apodreceu, construindo uma rede institucional de corrupção a que nenhum orgão de fiscalização da sociedade civil teve coragem de se contrapor. Pior que a tese de que esse controle do poder pela sociedade civil tenha sido nulo por que o PT na situação era a esperança dessas mesmas camadas (imprensa, universidade, sindicatos, povão), é até plausível. Algo como preferir tapar olhos, bocas e ouvidos e se entregar à pilula azul. Um ato de fé. Ainda que isso não seja exclusividade petista.
Agora, o pior de tudo é que, quando ele fala isso, tenho um lampejo, quase um reflexo condicionado de levantar o dedinho e protestar "Ei!"... mas não consigo. Espero que esse desânimo seja apenas temporário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário