sexta-feira, março 09, 2007

Peep show

Os ingleses são interessantes. Em alguns aspectos são muito previsíveis. Tipo, você sabe logo quando é um inglês pelo jeitão (e, claro, pela fisionomia). Ou meio bobão, ou meio bronco, ou intelectualóide (já as mulheres ou são tiazinhas - independente da idade - ou são meio "do gueto", do tipo retraída estudiosa, ou são Victoria Beckham wanna be). E podem ser cortezes com uma pitada de soberba, entende o que quero dizer? Enfim, estou esteriotipando pacas.
Mas a primeira impressão é de que eles são meio uns perdidos em seu mundinho, alheios ao que acontece de verdade lá fora, tipo o que a gente acha dos americanos. Mas isso é só na superfície. No fundo eles têm uma visão aguda da realidade, muito interessante. Não exatamente a certa (o que é isso, afinal?), mas longe de superficial. E eles levam a sério suas crenças nesse sentido.
Agora, uma tática antropológica de análise de uma cultura alheia, é através da piada (já dizia Freud), ou no senso de humor. Aí que algumas coisas ficam bem claras. E o senso de humor inglês é único. E não é para todos.
Eu gosto. É cínico, dark, até meio brutal. Mas sincero.
A Camila me emprestou os episódios de um sitcom inglês chamado peep show, que passa no channel 4 aqui. É o mundo da perspectiva (tipo, os pensamentos dos protagonistas) de dois flatmates que vivem em Londres e são completamente disfuncionais. Dá até nervoso algumas horas e eu tenho que parar de assistir. Mas é extremamente antropológico! O seriado tem umas sacadas impressionantes da sociedade britânica e de seu lugar no cosmos! Eles brincam com os esteriótipos, com os preconceitos, as fantasias mais obscuras que ninguem tem coragem de confessar. E eles falam mesmo!
E é engraçadíssimo, protagonizada por atores excelentes! Ao exagerar ao máximo as aflições do dia-a-dia, como também da existência humana, no fundo, eles conseguem fazer você parar pra pensar nas suas próprias encanações, medos e sadismos.
O humor negro inglês está carregado de uma característica de fato muito inglesa, não muito compreendida muitas vezes... honestidade. Mesmo quando eles tentam dissimular...

Nenhum comentário: