quinta-feira, março 15, 2007

Albert Hall

Hoje a Camila me convidou para ir no Royal Albert Hall, já que tinha uns ingressos sobrando!
"Claro, por quê não?" Respondi animado!
Das outras vezes que tinha vindo para Londres sempre me impressionei com o prédio por fora. E, tendo em mente as imagens que havia visto em filmes ou fotos, ficava imaginando como deveria ser maravilhoso ouvir uma sinfonia lá dentro.
Coloquei minha melhor roupa (menos gravata, não tava com saco; mas no final vi que as pessoas se vestem muito menos formalmente do que imaginei, então estava tudo bem) e fui!
O que ia ouvir? Não tinha a mínima idéia. Mas qualquer coisa da Royal Philharmonic Orchestra, que faz seu sexagésimo aniversário, ia me empolgar!
Chegando lá vi que a Filarmônica ia fazer 3 apresentações este semestre. Esta, com uma sinfonia de Mahler; no fina de abril, com Mozart; e em junho, com Beethoven.
Adorei! Quando entrei, fiquei de boca aberta, literalmente! O lugar é majestoso! Tive a mesma sensação quando entrei no Camp Nou, em Barcelona. Um misto de assombro com intimidação. Teria fotos pra mostrar, se o blogger não fosse tão temperamental e deixasse de rejeitar meus uploads...
Mas a apresentação em si foi linda! Ouvir o som no lugar é indescritível. Cada hora parecia que um instrumento vinha de um lugar diferente! Sempre ficava procurando o instrumento da vez, ver de onde surgia o som. Surround total!
Os meus preferidos foram o carinha dos surdos gigantes (igual aquele do Space Balls), o cara da tuba, um dos trombonistas, os baixos, o cara do triângulo (que também tocou o gongo uma vez), e o cara dos pratos! Ficava na dele o tempo todo, daí, no crescendo, no auge, levantava e dava um prato com outro, empolgado, com uma cara intensa! E então sentava novamente.
Muito bom!

Descobri que toda sexta é possível entrar de graça e ouvir o pessoal tocando, na hora do almoço! Bom programa, não?!
E não rola só esse tipo de coisa. Em junho tem O lago dos cisnes. Terá uma homenagem ao John Williams por esses tempos também; o parceiro do George Lucas e do Steven Spielberg nas trilhas de filmes! Tem corais, óperas, shows de rock, até partidas de tênis e de basquete! O lugar é multi-uso total!
Mas outro que quero muito ir é na apresentação de órgão, com Bach, Strauss e outros. O órgão é gigantesco! Fica atrás do palco e é do tamanho de um pequeno prédio! Deve ser lindo ouví-lo...

Um comentário:

Skywalker disse...

Orgão Rules!! Realmente, deve ser uma experiência sensorial única, sinestésica no mínimo, com a combinação de sons, a arquitetura e a decoração que deve ser muito linda e, porque não, dos cheiros do lugar tb. Aliás, por falar nisso, como são os cheiros ai? Um amigo que estava em Oxford falou que o povo não cheira muito bem, enfim... Uma das lembranças mais fortes que eu tenho dos EUA quando morei lá na infância são os cheiros, muitos cheiros diferentes e interessantes...

Outra coisa: o blogger me tirou do sério esses dias. Não consigo postar mais imagens e um texto importante que eu tinha escrito e pedi para salvar como rascunho para terminar depois sumiu do servidor... Uma bosta, e eles falam que já sairam do Beta!

Keep the good writing,
All the best,
Celo