sexta-feira, julho 07, 2006

Para a posteridade...

Há uns dois anos, na unicamp, houve um evento comemorativo dos 50 anos da ABA. Entre as palestras e o desfile de muitos da minha bibliografia (alguns que eu nem sabia estarem vivos), houve uma exposição de fotografias que fazia parte do projeto de história da antropologia coordenado pela Mariza.
Várias destas fotos foram adquiridas há quase 20 anos pelo Luiz Henrique, em sua primeira fase como aluno (quando o ifch ainda nem tinha curso noturno porque, afinal, também não tinha luz). No acervo encontravam-se imagens do grupo em torno da Heloísa Alberto Torres no Rio, do Egon Shaden em São Paulo e de muitos outras palmeirinhas em terras brasileiras. Também havia várias fotos do triunvirato antropológico do ifch e de vários alunos de então. Tem lá o Peter parecendo um caixeiro viajante, roupas largas e coloridas, cabelo comprido. Tem a minha orientadora, em uma das primeiras turmas, linda de morrer. Estes todos muito parecidos (descontado o estilo e a época) do que sou hoje - aspirante a antropólogo.
É esquisito pensar que pessoas consolidadas já foram alunos, com todos os ônus e bônus que vêm junto com o pacote. Esse pensar o tempo e as pessoas congelados está, acredito, ligado à sensação de que eu mesmo nunca vou passar da condição de aluno. De fato, ambas as coisas parecem ter uma mesma origem. Ajuda, claro, o fato de que hoje em dia, para se conseguir o que eles conseguiram 20 anos atrás, precisamos de muito mais. Minha primeira orientadora, por exemplo, defendeu o doutorado muito depois de ser efetivada como professora. Eu até fui convidado, já estava por lá!
De qualquer maneira, sempre achei fascinante pensar nos primórdios de uma carreira (afinal, não é a minha pesquisa?!). Até acho que daqui a 3 anos, com um doutorado guardado no bolso, não estarei no caminho docente. Pelo menos não nos centros cobiçados. Mas, enfim, quem sabe alguém, no futuro, ao continuar a história da antropologia, não pode se deparar com alguns registros deste que vos fala e de seus coleguinhas?
Aí vai uma parte deles...


ABA 2006 - Goiânia

Um comentário:

Skywalker disse...

Queria tanto ver e babar nessa foto antiga da nossa Mestre...