O homem é muito bom! Ninguém costuma lembrar do nome dele, mas todo mundo lembra da sua cara. Ele é expressionismo puro!
Fez papel de japonês, de turco, de assassino psicopata, de bandido... tudo que é exótico ou estranho, lá está ele! Eu adorava o Gato Preto e o Corvo do Poe, Falcão Maltês, Casablanca, Volta ao Mundo, 20000 Léguas Submarinas, O Homem que Sabia Demais... todos com o Lorre. Que chegou a fazer também algumas daquelas historinhas curtas do Hitchcock (além, claro, do Homem que Sabia Demais) e virou desenho Looney.
Descobri que ele nasceu no então império austro-húngaro, em uma região hoje pertencente à Eslováquia (são interessantes essas informações... Yul Brynner nasceu na Rússia czarista; Anthony Quinn era índio chihuahua...). Trabalhou com Brecht em Berlin em algumas peças e fez vários filmes ainda no período final do expressionismo alemão (fez, por exemplo, M - AKA O Vampiro de Dusseldorf - do Fritz Lang) antes de fugir do nazismo e fazer filme noir nos EUA.
Trabalhou com Boris Karloff e Marlene Dietrich. Tal como o Bela Lugosi, também nascido no império dos Habsburg, era viciado em morfina. E reza a lenda que no enterro de Lugosi, que estava vestido de drácula no caixão, Lorre chegou para o Vincent Price, também presente, e perguntou se não era melhor enfiar uma estaca no coração do cara por via das dúvidas...
Enfim, ele entra na minha lista de atores da minha

Adoro os underdogs!
Um comentário:
Bacana Chris!! Eu tb adoro ele, só não sabia que ele era ele... Mas sempre me chamava a atenção nos mesmos filmes que você citou. Lembrando agora tenho certeza que ele já fez vários papeis de corcunda ajudante de Dr. Frankstein (não sei se é assim que escreve..)ou coisa parecida...
Outra coisa: vc comprou uma narguilé?
Postar um comentário