quarta-feira, abril 22, 2009

Como diz o verso?

Sim, o Rio de Janeiro continua lindo.

Acho que fiquei 10 anos sem aparecer na antiga terra tupinambá, por motivos diversos - dos quais se destaca uma preguiça injustificável de por lá aparecer. Mas lá chegando é possível perceber, ainda na primeira hora, que nada, ou muita pouca coisa, mudou - no que eu considero de melhor e de pior no Rio. No topo da lista, claro, a paisagem deslumbrante, que toda a urbanidade não planejada não conseguiu arruinar. Muito pelo contrário, há ali (e me desculpem os meioambientistas de plantão) uma combinação quase perfeita entre cidade e natureza, como em poucos lugares no mundo (um outro lugar que me vem à cabeça é Cape Town), mesmo com toda a poluição visual e real. Não tem jeito, cidade na beira do mar tem um encanto especial, por mais problemas que possa ter.
O centro do Rio, para mim, é o ponto alto. Na verdade, logo chegando na rodoviária (que finalmente passa por reformas), ali colada na região portuária, o paulistano (este, sobretudo) que chega logo se dá conta que a antiga capital federal ainda mostra uma glória um tanto quanto decadente que agrada demais (e atenção aos que se programam para vir de azul: o mesmo acontece para quem chega no Santos Dumont; e para quem vem e virá de trem: Central do Brasil).
Ainda que tenha ficado quase todo o tempo mais ao Sul, muito mais tranquilo, em um bem-vindo descanso, foi ótimo rever o Rio.
E o tempo maravilhoso que existe por aquelas bandas.

Nenhum comentário: