quinta-feira, outubro 18, 2007

"Intelectualmente desfavorecidos?"

Junto com o miguxês e o gerundismo-telemarketeiro, uma das piores pragas do meio comunicativo moderno é o politicamente-corretês.
Mas o politicamente correto está se transformando. Se refinando, diria. A arte de pisar em ovos e não ferir (demais) os sentimentos alheios se desenvolve paralelamente com as crescentes políticas diferenciais voltadas para... bem, para as diferenças (etnia, preferência sexual, credo, aparência, time de futebol...) (o efeito, na prática, é geralmente o oposto, claro: vide imigração, xenofobia, etc).
Se você gosta de jiló vai acabar conseguindo provar que é uma minoria perseguida no meio gastronômico, e tem o direito de comer jiló em paz junto com seus colegas comedores de jiló (e se bobear, conseguir reparações materiais dos comedores de quiabo).
Cada um na sua guilda ou no seu feudo encantados e ai de quem trespassar!
Esse politicamente correto do novo milênio está, de certa forma, se cristalizando na fala e pensamento das pessoas - o que, convenhamos, é um pé no saco. Mas enfim, tem lá seu mérito... o mundo não está mais justo e tolerante, mas pelo menos está mais... polido, ponhamos assim (e talvez mais hipócrita também).
Veja alguns exemplos das expressões e eufemismos que estão se tornando correntes no mundo profissional e que foram compilados por um maluco aqui. Variam do puramente engraçado ao estupidamente cruel:
- Generously proportioned (gordo)
- Wardrobe malfunction (brega)
- Memory failure (mentindo)
- Negative investment return (prejuízo)
Para demitir, essa coisa chatíssima para quem tem que por ventura fazer com algum funcionário (mais chato ainda para esse último), existem vários exemplos. Os membros da equipe que ficaram com o palitinho menor podem ser: "thinned out", "redeployed", "restructured", ou serem passíveis de "headcount management", "personnel ceiling reductions", ou ainda serem aconselhados a "further their career" ou "cut the pigtail". Não é uma graça? O segredo consiste em ferrar com alguém e se sair bem na fita, como se tivesse feito um favor em iluminar o caminho do infeliz.
Você se fodeu de verde e amarelo, mas sai do escritório achando que seu chefe é uma boa pessoa, um cara sensível e decente.
Daqui a pouco chegaremos a um tal nível de refinamento que você vai poder chamar a mãe do outro de biscate e sair ileso. Algo como "sua progenitora é sexualmente caridosa". É. Algo por aí.

4 comentários:

Mariana Garcia e Amanda Turano disse...

Oi Chrisss!
Achei seu blog,pq to procurando mais sobre como é viver em Londres, e será que poderíamos trocar umas informações???
Deixo meu email, se vc tiver tempo e paciência.....

mariana.garcialeite@gmail.com

bjois!

Skywalker disse...

Massa Chris!! Gostei do Post...

Dani disse...

Oba! Chris de volta!!!

Uma vez eu li em algum lugar que "diplomacia" era você mandar a figura ir tomar naquele lugar com tanto jeito, que ela não veria a hora de ir! rs...

Beijos querido...
(e essas palavrinhas que aparecem aqui embaixo são um barato... kkkk... olha a de hoje: gogylue! rs)

Skywalker disse...

Oi Chris.. Então... Não sabia que era tão frequente assim os ataques às obras... Acho que o meu parâmetro não levou em consideração a quantidade de obras que tem ai. Aqui a coisa deve ser mais rara, e tirando os casos de sacanagem mesmo, puro vandalismo e tal, deve ser interessante estudar os casos todos para ver que tipo de coisas que as pessoas alegam para justificar o seu ato. Deve aparecer cada coisa maluca...

Abração,

Celo