sexta-feira, agosto 07, 2009

fumaça...

Ontem foi o último dia de fumo dentro de bar.
Eu não acho que isso vá funcionar. De qualquer maneira é mais um sinal da careticização hiprócrita que só vem aumentando e aumentando. Daqui a pouco vão tentar uma lei parecida com bebida. Se aprovarem o porte de armas e casamento polígamo, pronto, viramos Utah.
Na verdade, o embate entre sociedade e as autoridades sanitárias causa rusgas e enfrentamentos que não são de hoje. Que o diga Oswaldo Cruz. É a velha política de "fazer o bem" goela abaixo. A diferença do que aconteceu 100 anos atrás é que agora nenhum fumante vai se armar de pedras e paus pra atacar os fiscais da vigilância sanitária. Porque junto com a careticização progressiva, ocorre outro fenônemo: a bundalização galopante. Que o digam os Sarneys da vida que confortavelmente dizem que não saem e fica por isso mesmo. Que o digam os Serras da vida que estão acabando com as universidades públicas e saem impunes.
Mas isso é outra história.
Eu assisti à duas proibições de tabaco. Uma agora. E outra em Londres, agosto de 2007, quando lá estava residindo (sim, é um padrão mundial). Um mês depois da proibição, os ingleses - talvez não tão conhecidos por seguir as leis quanto os alemães, mas ainda sim bastante caxias em comparação aos brasileiros - voltaram a fumar. Dentro dos pubs. Não tem jeito. As coisas vão se acoxambrando e, depois de uns litros de cerveja na cabeça, a pessoa não tá nem aí em acender um cigarro (e mesmo os alemães já conseguiram burlar a lei, com algumas medidas simples, como a caixinha do fumante, para pagar a multa).
Isso tudo na minha opinião, claro.
Sinto pelos passivos, injustamente fodidos pelos ativos, mas rumamos para um mundo cinza e sem graça (ainda que sem fumaça - mas ninguém faz uma lei anti-usar mangueira de água por 2 horas para varrer folhas na calçada, faz? O mundo continua indo pro buraco, com ou sem fumante).

Em tempo: a Dani achou um vídeo de uma das minhas bandas preferidas, no meu bar preferido, em Londres. Ganha um parabéns quem me achar, filmando o show, atrás de um pint de cerveja e... tã tã tã tã: um cigarro.

Nenhum comentário: