sexta-feira, novembro 17, 2006

Zapping

Sitcoms e seriados em geral viraram uma grande indústria. Talvez mais estável e segura que Hollywood, arriscaria dizer - ainda que potencialmente não tão lucrativa. A fórmula "fazer sucesso em um seriado e depois ir fazer filme", está mudando. Vários atores que fizeram cinema emprestam seus nomes, junto com algum produtor fodão, para lançar um novo seriado e então revertar a tal fórmula.
E estes seriados vão se segmentando, abocanhando um bom pedaço do mercado televisivo - que não é apenas americano há tempos.
Cada seriado tem seu público específico. Há gosto para tudo e os produtores perceberam isso. O resultado é que quem tem a grana está apostando nas mais variadas idéias. Claro que muitas não vingam - há seriados que não completam sequer uma temporada antes de serem tirados do ar. Mas o que acontece também é que muitas boas idéias são produzidas. E diferentes. Os que mais gosto começam a superar a tirania da chatice do politicamente correto, que dominou completamente a década passada - ainda que não consigam fazê-lo completamente, no fundo. Seriados em que os protagonistas não são bons, trapaceiam e fazem merda.
Na verdade já não consigo acompanhar nem metade dos seriados que passam na tv. Isso porque estou no Brasil; não temos aqui nem metade do que é feito lá fora. Isso porque eu fico horas todo dia na frente da tv...
Mas alguns seriados têm me cativado ultimamente. Earl é bom, Lost ainda me agrada muito (agora está na terceira temporada, mas haverá um irritante intervalo até o ano que vem). Descobri pelo meu irmão Heroes, que é muuuito legal também, mas só estréia aqui no ano que vem. Brotherhood, o dos irmãos irlandeses, é excelente - malvado (como foi o filme do Scorsese) e bem feito. House é fascinante e o Hugh Laurie é fenomenal. E há outros seriados novos que prometem também...
E ainda vejo, sempre que passa, Gilmore Girls, Scrubs, E.R., os programas de madrugada, os de culinária, os de construir motos e carros, os behavioristas (ou reality shows, como querem designá-los)... mesmo Seinfeld e Friends de vez em quando eu dou uma olhada. Agora só falta eu mudar de tema de pesquisa e fazer um trabalho sobre isso... :p

Nenhum comentário: