sexta-feira, maio 11, 2007

Little Great Britain

Da série "comédia televisiva britânica", falo hoje de Little Britain.
Bom, acho que The Office (por falar nisso, Ricky Gervais, o chefe, é pop star aqui! Se apresenta com vários artistas. Sua mais nova parceria parece que vai ser com o mitológico Spinal Tap!) e Peep Show (Mitchell e Webb estão fazendo sucesso com as propagandas da apple, você já viu?) são mais inteligentes, mas algumas sacadas dessa série deliciosamente politicamente incorreta, Little Britain, são realmente brilhantes.
Uma mistura de comédia pastelão, com piadas absurdas e pequenas referências às bizarrices cotidianas da vida na terra da tia Beth (você só percebe a bizarrice dessas coisas quando as torna objeto de piada), garantem o sucesso da série, que teve 3 temporadas apenas (e alguns especiais, bem como rumores de uma continuação e agora uma adaptação para a tv americana).
Mas eles pegam no âmago da tragédia (comédia?) britânica: um provincianismo riquíssimo, com iguais doses de conversadorismo e hiper modernindade, que se revelam em um sentimento de superioridade, desatualizada e superada - o sentimento, no fundo, de que ainda são o centro do universo, os "outros" são apenas figuras interessantes e peculiares e esse tal de multiculturalismo é apenas uma moda passageira, esquecida no momento em que se desliga a tv, se sai do ônibus ou fecha-se o jornal. Enquanto, têm também consciência, já não o são (e aí está o ridículo). Os faladores de inglês do outro lado do oceano tomaram seu lugar.
Essa atitude extranhamente contraditória, estou convencido, é, aliás, a tábua de salvação anglo-saxã das ilhas: rir de si mesmo, ridicularizar o modus vivendi chauvinista e cosmocêntrico. Para que ele continue então a ser legitimado e de fato vivido e operado por milhões de comedores de peixe e batatas e consumidores de cerveja e chá.

Um comentário:

marcão disse...

Fala Chris, beleza?
Peep Show é realmente uma boa série. Apesar de não ter muito tempo para acompanhar mais uma série (já me basta ser fanático por LOST). The office é bem legal também (mas só vi um episódio). Porém, tenho a impressão que é uma série americana, não?

Abracos