Tem um roteiro turístico alternativo em Londres que consiste em ver casas de personagens famosos (ok, às vezes isso quase se aproxima de stalking, mas, enfim, tem...). Aqui perto de casa sei que moram Ewan McGregor, que é visto sempre em sua motoca, Kate Moss, Jude Law, Paul McCartney... ok, não é mais a casa do Paul, ele perdeu para a Heather Mills no acordo do divórcio, junto com algums milhõezinhos mais; mas era a casa dele desde a época dos Beatles. E há dezenas de outras celebridades que moram no meu bairro ou em bairros próximos.
Mas existem também as casas de personagens históricos. Normalmente tem uma plaquinha na frente contando. "Fulano morou aqui de bolinha a bolinha". Já vi a casa do HG Wells, do Dickens, de trocentos pintores e artistas, políticos, sires de todos os tipos... pertinho de casa, por exemplo, está a casa onde Freud morou até morrer! Qualquer dia vou visitar, já que a transformaram em um museu, com o famoso divã entre as principais atrações (este é O divã, analisados!).
Mas hoje eu vi uma casa que até me emocionou! Pertinho da casa de Yeats, em Primrose Hill, antes de chegar em Camden, tem a casa onde morou por 24 anos, Engels! Sim, o próprio. Diz a história que Marx vinha constantemente tomar um chá na casa do amigo (ou fazer o que quer que Marx e Engels faziam quando se juntavam pra trocar figurinhas) e discutir o Manifesto, discutir os rumos do capitalismo, ou falar sobre os bafões vitorianos da época. Vai saber.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário